Blog | Bluetdah

Blog

Realidade virtual para pacientes com TEA e a transformação digital da medicina

2019-04-18 18:37:27

realidad-virtual-para-pacientes-con-TEA

Os avanços tecnológicos e a transformação digital de setores como a saúde estão promovendo mudanças que melhoram a experiência dos pacientes . As novas tecnologias supõem uma ajuda extra para pacientes crônicos, entre outros. Atualmente, existem muitos projetos que são colocados a serviço de pessoas com distúrbios diferentes. Este é o caso do uso da realidade virtual para pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo).

Realidade virtual e transtorno do espectro autista

Pacientes com transtorno do espectro do autismo freqüentemente sofrem de estresse e ansiedade em situações fora de sua rotina diária. Experiências como esperar em uma consulta ou marcar uma consulta em um salão de cabeleireiro podem ser esmagadoras, pois estão além de seu controle.

Os avanços da tecnologia e, em particular, da realidade virtual, são muito vantajosos para esses pacientes, pois permitem que eles "treinem" para situações cotidianas .


Os benefícios da realidade virtual para pessoas com TEA

Preparação para situações estressantes

Um dos grandes benefícios do uso da realidade virtual em pacientes com TEA é que eles servem como simulacros de situações que podem gerar  estresse . Ser capaz de se preparar para situações em que eles não se sentem confortáveis ​​é uma grande ajuda para enfrentar o mundo real.

Ensaios controlados

A possibilidade de viver este tipo de situação em um ambiente controlado é uma ajuda para parentes e profissionais que lidam com pessoas com transtorno do espectro do autismo. Através de 'simulações' em realidade virtual, além de preparar também obter 'treinar' em um espaço seguro.

Personalização de cenários

Não há dois pacientes com o mesmo TEA. O que significa que cada pessoa reage de maneira diferente à mesma situação . Embora existam pontos em comum, cada paciente pode experimentar diferentes sensações em cada experiência. O uso da realidade virtual permite a possibilidade de modificar as situações que são projetadas de acordo com as necessidades do paciente. Portanto, a experiência é personalizada, adaptando-se precisamente às necessidades de cada paciente com TEA.

Custos acessíveis

Embora este tipo de tecnologia possa ser um grande investimento, a verdade é que cada vez que estes dispositivos se tornam mais populares, o seu custo é geralmente menor. A possibilidade de que famílias e terapeutas possam contar com essa ajuda tecnológica simplifica ações cotidianas sem a necessidade de um grande investimento .

A transformação digital das escolas com a Bluee

Na Bluee trabalhamos para aproximar as  tecnológicas dos diferentes tipos de déficits de aprendizado. Nosso objetivo é transformar de maneira inclusiva as escolas com apoio de ferramentas tecnológicas. Nós nos concentramos em dar soluções concretas para problemas específicos. As soluções criadas são modulares e permitem o crescimento cognitivo, adaptação e mudanças.